Estrela do mar

EstrelaDoMarSimbologia e significado da Estrela do Mar

A estrela-do-mar é um tipo de animal marinho com forma de estrela. Boa parte dos tipos de estrelas-do-mar possuem cinco pontas que são chamadas de braços. A estrela-do-mar tem o corpo muito duro e as pontas, ou braços, ocas, mas possuem grande flexibilidade, apesar de poder ser quebrada com facilidade se sofrer impactos muito rudes.


A estrela-do-mar simboliza força, paciência, sensibilidade, longevidade, renovação, percepção sensorial e versatilidade.

Simbologias de Estrela-do-mar
Diz a lenda que as estrelas-do-mar eram estrelas que foram hipnotizadas por animais marítimos para enfeitarem os oceanos.
A estrela-do-mar, apesar de poder quebrar-se em muitos pedaços, tem a capacidade de regenerar-se e voltar a crescer, por isso simboliza a cura e a renovação. Por ser um animal marítimo, está relacionada com o elemento água, que também simboliza a cura, a purificação e a limpeza.

A associação entre as característica da estrela-do-mar e da água, carrega um simbolismo relacionado à intuição, emoção, amor e percepção sensorial.
Na iconografia cristão, a estrela-do-mar, ou Stella Maris, simboliza a Virgem Maria, e é vista como um símbolo de salvação durante tempos difíceis e de segurança em tempos de turbulência. Assim como as estrelas, a estrela-do-mar é também um símbolo celeste, e representa o infinito amor divino.
Já na mitologia egípcia, a estrela-do-mar está ligada à deusa Isis, deusa dos pobres e dos escravos. Oferecer uma estrela-do-mar simboliza abundância e renovação.
Na mitologia romana, a estrela-do-mar está associada à Vênus, deusa do amor, e nasceu das marés espumantes do mar Adriático. Em algumas representações de Vênus ela aparece com uma estrela-do-mar na mão. A deusa Vênus e a estrela-do-mar associadas carregam um duo simbólico do amor, da sensibilidade, da emoção e dos atributos físicos.

Símbolos e temas relacionados: