Cavalo marinho

CavaloMarinhoClip200Simbologia e significado do Cavalo Marinho

Animal mítico e fantástico, o cavalo-marinho parece ter sido baptizado pela antiga civilização grega que o dominou de “Hippocampus” – junção das palavras “cavalo” e “monstro do mar”. Curiosamente, a parte do cérebro humano associada à memória tem o mesmo nome, o que confere às tatuagens de cavalos-marinhos significados como a criatividade e a imaginação.

Um animal distinto

Mágico e maravilhoso, o cavalo-marinho tem como habitat natural os corais e a vegetação das águas tropicais, mede entre 2cm e 30cm e, à excepção dos cavalos-marinhos zebra (com listas pretas e brancos), os restantes cavalos-marinhos são brancos, castanhos ou âmbar. Uma das principais características destes animais aquáticos é o facto de poderem mudar de cor e camuflar-se no seu ambiente sempre que sentirem perigo. É conhecido como o camaleão do mar, mas também como um vigilante atento uma vez que cada um dos seus dois olhos pode olhar para lados distintos em simultâneo. Livre e destemido, tem uma beleza invulgar que fascina muitas pessoas, tanta até que optam por tatuar permanentemente um cavalo-marinho na pele.

Significados

O seu aspecto meio equestre, meio fantasioso, confere-lhe o estatuto de elegância e confiança. Como é normalmente pequeno e nada pelo mar sozinho (ao contrário dos cardumes), deixando-se muitas vezes levar pela corrente, tem grande liberdade, representando assim os “espíritos livres”.
Nas mulheres, a tatuagem de um cavalo-marinho também pode simbolizar que esta procura o seu cavaleiro de armadura brilhante ou então que já o encontrou.
Símbolo de vigilância, devido ao facto de os seus olhos poderem estar voltados para duas coisas diferentes ao mesmo tempo.
Representa a ideia de camaleão, de se adaptar facilmente a qualquer local, protegendo-se sempre que necessário.
Os marinheiros vêem nos cavalos-marinhos um símbolo de protecção, orientação e de boa sorte para quem vive e trabalha no mar.
A tatuagem de um cavalo-marinho pode também simbolizar o amor pelo mar e pela vida aquática.
Muitas civilizações antigas viam os cavalos-marinhos como animais terapêuticos, com poderes muito próprios. Na China, por exemplo, os cavalos-marinhos são vistos como um poderoso afrodisíaco que pode curar a impotência.
Os cavalos-marinhos simbolizam a paternidade porque nesta espécie é o macho quem dá à luz depois de a fêmea depositar os seus ovos num saco situado na sua cauda, onde a gestação decorre durante seis semanas. É uma tatuagem comum para os homens quando são pais pela primeira vez.
Outros significados: paciência, amizade, generosidade, partilha, persistência, satisfação, contentamento, perspicácia, boa visão/perspectivas.

 

https://tatuagem.com/artigos/tatuagens-cavalos-marinhos

Símbolos e temas relacionados: