Pentagrama

pentagram2Simbologia e significado do Pentagrama

 O pentagrama representa união e da síntese do equilibrio da perspectiva penta (cinco), representando entre outros os quatro elementos (terra, agua, fogo e ar) mais o quinto elemento, o espirito, a energia vital (ether, chi, ki, prana, vril, orgone).
Ele também contém a medida aurea (medida divina, phi) da Geometria Sagrada.

Mais detalhes e utross significados do Pentagrama

O pentagrama é o símbolo da união e da síntese, na medida em que o número dos dedos de uma extremidade corresponde ao número dos nossos sentidos.

O Pentagrama aparece na pintura de Leonardo da Vinci (1452-1519). O “Homem Vitruviano” surge dentro de um círculo, o que demostra o ciclo de todas as coisas. Note que, quando o pentagrama é desenhado dentro de um círculo, sua função é unir todos os aspectos do homem.

O pentagrama também pode simbolizar o Microcosmo, na medida em que representa o símbolo do "Homem de Pitágoras". Este é figurado de braços e pernas abertas, ou seja, disposto em cinco partes em forma de cruz (o Homem Individual) e o Macrocosmo (o Homem Universal) sendo um símbolo de ordem e perfeição, da Verdade Divina.

O pentagrama, uma estrela de cinco pontas, tem sido associado, desde muito tempo, ao mistério e à magia. Esse símbolo é, sem dúvida, o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo, sendo tão antigo que sua origem é desconhecida. No geral, o pentagrama tem sido utilizado em todas as épocas como talismã.

Dessa maneira, na antiga Mesopotâmia, esse símbolo representava o poder soberano.

Para os pitagóricos, simbolizava a saúde e o conhecimento. Entre os egípcios, o pentagrama possuía relação com as pirâmides, uma vez que representava o útero da Terra.

Na cultura hebraica, o pentagrama representava a verdade e os cinco livros “Pentateuco” (cinco rolos), que para os judeus tem o nome de Torá, a "lei escrita" revelada por Deus.

Na Idade Média, esse símbolo representava a verdade e a proteção contra os demônios ou maus espíritos.

Para os druidas, simbolizava o divino, mais precisamente, a cabeça de Deus. Para os celtas, representava tambèm a divindade Morrigham, deusa do amor e a da guerra.

Na numerologia, o pentagrama corresponde à soma dos elementos: dois femininos e três masculinos.

Para as correntes esotéricas, o pentagrama é formado por cinco extremidades cercadas por um círculo que representam os cinco elementos: terra, ar, fogo, água e espírito.

Para os chineses, o pentagrama representa o conceito do ciclo dos elementos, a base filosófica da medicina tradicional chinesa.
Cada extremidade do pentagrama simboliza um elemento: terra, água, fogo, madeira e metal. Cada elemento é gerado pelo outro, por exemplo, a madeira é gerada pela terra, o que dará origem a um ciclo de criação.

Para que haja o equilíbrio, faz-se necessário a presença de um elemento inibidor, que nesse caso, torna-se seu oposto, ou seja, a água que inibe o fogo.

O pentagrama sempre esteve associado com o mistério e a magia. Ele é a forma mais simples de estrela, que deve ser traçada com uma única linha, sendo conseqüentemente chamado de "Laço Infinito".

Fonte (parcialmente adaptada e complementada): 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br 

Mais informações sobre o pentagrama para aprofundar:

https://www.gnosisonline.org/defesa-psiquica/pentagrama-esoterico/

https://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/simbolos/tetragrammaton.htm

 

Modelos disponìveis com esta sìmbologia: