Tigre

TigreReal250Simbologia e significado do Tigre

 O tigre simboliza o poder, a força, a coragem, a beleza, a ferocidade, a independência, a inteligência, a liberdade, a astúcia, a perspicácia e a confiança.


Na Ásia Oriental, o tigre é um animal venerado. Ele simboliza a realeza, o destemor e a ira. Um tigre branco, no entanto, simboliza a virtude real e corresponde a um dos quatro símbolos das constelações chinesas, junto ao dragão azul, a tartaruga negra e o pássaro vermelho.

Para os budistas simboliza a força espiritual, a fé, a confiança incondicional, a consciência disciplinada, a gentileza e a modéstia.​

Já no horóscopo chinês, representado por figuras de animais, o tigre é um signo Yang (masculino, céu, fogo), caracterizado pela impulsividade, imprevisibilidade, generosidade e afetuosidade. Para os samurais japoneses, o tigre era um emblema colocado nas cabeças simbolizando o equilíbrio, a força, a soberanidade. E, para os coreanos, esse felino é considerado o rei dos animais.

Tsai Shen Yeh, o Deus chinês da riqueza, cavalga num tigre feroz para proteger seus baús de dinheiro. Da mesma maneira, Durga, a Deusa Hindu suprema, mãe de Ganesha, aparece montada numa tigresa para a batalha. Ainda no Hinduísmo, Shiva, o Deus da destruição, da transformação e da renovação, aparece montado num tigre ao mesmo tempo que veste sua pele. Diante disso, o tigre simboliza o poder, a coragem, a força.

Sonhos
Popularmente é dito que sonhar com tigre é sinal de bom agouro, o que vai ao encontro da simbologia positiva desse animal. Acredita-se que os sonhos prenunciem, especialmente, as capacidades de superar momentos difíceis.

Fonte (parcialmente adaptada e complementada): 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br 

Modelos disponìveis com este sìmbolo: