Lagarto

Lagarto200Simbologia e significado do Lagarto

O lagarto simboliza a amizade, a benevolência e a razão. A imagem do lagarto aparece com muita frequência representando um herói civilizador, um mensageiro, ou um intercessor entre os deuses e os homens. O lagarto é um símbolo de profundidade, de busca de iluminação e evolução espiritual.

O lagarto tem a capacidade de se expor imóvel e prolongadamente ao sol, simbolizando um êxtase contemplativo, e uma superioridade ante os outros seres terrestre. Na bíblia, o lagarto é citado como o sábio entre os sábios. Entretanto, o lagarto simboliza também a humildade, a procura da luz.
Solitário pela sua própria natureza, o lagarto tem a sua simbologia derivada da do camaleão. O lagarto também passa por muitas mudanças ao longo da sua vida, representando um processo evolutivo natural, que faz parte da vida de todos nós.

Todos os anos, o lagarto troca de pele, mas sob a grossa couraça que vai se formando ao longo da vida do lagarto, como um mecanismo de auto-proteção do seu corpo, está a sua essência, que não muda. Assim, também somos nós. Nesta medida, o lagarto simboliza proteção e renovação.

Para o xamanismo, o lagarto é um guardião dos conhecimentos e culturas dos povos. A visão do lagarto, é capaz de colocar os povos em contato com os seus ancestrais.

 

Símbolos e temas relacionados: