Concha

ConchaPerolaSimbologia e significado da Concha e da Pérola

 A perola e considerado um símbolo do feminino. Em Alquimia, essa palavra é usada para designar a substância semelhante a prata que é contraposta à substância masculina, o ouro. As pérolas maceradas eram usadas como elixir da longa vida ou da imortalidade.

A concha

A concha, como um elemento marítimo, faz parte dos simbolismos da fecundidade, que é própria à água. Devido à forma e à profundidade, a concha remete ao órgão sexual feminino. A concha simboliza, além da fecundidade, o prazer sexual, a prosperidade, e a sorte. Sonhar com conchas é sempre positivo.
Simbologias de concha
O mito do nascimento de Afrodite pode ter surgido devido à formação das pérolas dentro das conchas, reforçando o sentido fecundo e erótico da concha. Também para os Astecas, a concha simboliza o deus da lua, e representa também a fecundidade, o nascimento, a criação.
A concha é também a expressão da libido, remetendo à imagem da vagina, um caminho para um tesouro, já que toda concha potencialmente pode carregar uma pérola.
Já para os Maias, a concha está associada a divindades lunares e ctonianas, representando o mundo subterrâneo e o mundo dos mortos. Nas Antilhas, é comum colocarem conchas sobre os túmulos e acenderem velas nelas em dias de festas.
A concha, ao mesmo tempo que simboliza prosperidade, também simboliza a ideia de morte, mas no sentido de renovação das gerações devido à morte das gerações anteriores.
Em algumas civilizações antigas, as conchas eram frequentemente usadas como adornos mortuários, como colares e braceletes, usados como talismãs remetendo à renovação e simbolizando a aventura humana da vida em rumo à morte, ou seja, a viagem da alma.

Modelos disponìveis com este sìmbolo:

  • Sem imagem definida