Shiva

Simbologia e significado de Shivashivaresized 400x522 shiva

 

 

Shankara - o meditador, simbolo da disciplina

Shambo ou Shambu - onde reside toda alegria. Simboliza a alegria da transformação e do caminho espiritual.

Shiva é conhecido como um deus da trindade hindu. Representa a destruição e a transformação. Essa trindade é chamada trimurti. Os quatro cães representam os quatro Vedas. O poder de criação, manutenção e destruição são uma mesma coisa. Uma exemplo disso é a manhã, a tarde e a noite, que fazem parte do mesmo dia.

Shiva, quando visto como pai de Ganesha e Shasta ele é visto como o Absoluto. Ele é chamado assim como Mahadeva ou Sadashiva. O grande Deus.

Shiva representa a ascese, a austeridade, a renúncia. Shiva meditante, nos mostra que ele representa o estado de tranquilidade, de plenitude. E mostra, pela iconografia, como nós atingimos esse estado.

Do hinduísmo, Shiva significa o "benéfico", aquele que faz o bem. É o deus supremo do hinduísmo conhecido como o destruidor, o transformador, bem como simboliza a energia criativa, que participa da trindade hindu junto com Brahma (Deus criador) e Vishnu (Deus preservador). Nesse sentido, vale pensar na virtude cíclica atribuída a ele uma vez que destrói, cria e transforma num movimento circular.

Shiva é representado na figura de um homem, sentado em posição de lótus em cima de uma pele de tigre simbolizando a força e a vitória. Composto de quatro braços, dois dos quais estão pousados nas pernas, enquanto uma mão segura um tridente que representa os raios e seus três papéis de destruidor, de criador e de preservador ou, ainda, da inércia, do movimento e do equilíbrio. Por vezes, há representações em que a posição da mão direita está espalmada na altura do peito como um símbolo de benção.

Aparece com algumas serpentes envoltas no pescoço e na cintura, as quais simbolizam a imortalidade e o poder do deus, associados ao Kundalini, energia vital.


Cabelo e Olho de Shiva

Reza a lenda que Shiva nunca cortava os seus cabelos longos, uma vez que para ele representava uma fonte mágica de poder e energia. Além disso, esse deus é representado com um coque central no topo da cabeça - que se assemelha a uma coroa - de onde também jorra a água que segundo os hindus, representa o rio Ganges e Shiva, o deus que concede aos homens o poder da água. Ainda na cabeça, observa-se a lua crescente que simboliza a ciclicidade da natureza e renovação constante visto que a lua muda de tempo em tempo.
Na testa de Shiva está o terceiro olho que representa os raios ou o fogo destrutivo, são símbolo da inteligência e do esclarecimento, bem como das forças: divina, destrutiva e regenerativa.
Linga de Shiva

Muitas vezes Shiva é representado por um símbolo fálico chamado de "Linga", que significa um retrato da sua presença invisível no centro da criação associado à fertilidade. Dessa maneira, o termo "linga" deriva do sânscrito e significa "marca" ou "sinal".
Uma vez que Shiva representa a energia primordial e invisível ainda onipresente do criador, o "Shiva linga" é um símbolo visível dessa energia, ou da derradeira realidade, presentes nos humanos e em toda a criação.
Também significa o "falo", símbolo masculino da procriação. Normalmente, a "linga" é montada sobre um receptáculo circular ou quadrado, chamado o Avudaiyar, um símbolo da yoni ou do princípio feminino e, juntos, simbolizam a criação e a união das energias masculina e feminina.

Shiva Nataraja, Shiva Bhairava, Shiva com Parvati

Esse deus parece, ainda, sob outras formas e representações. Pode, por exemplo, ser retratado em meditação ou dançando ao assumir a representação de Shiva Nataraja - senhor da dança, o qual dança o ciclo do nascimento, morte e renascimento. Sob seus pés está um anão, em representação da ignorância.

Shiva Bhairava, por sua vez, está associado à aniquilação e destruição dos inimigos e é representado acompanhado por um animal, enquanto que na representação do seu Casamento com Parvati, são ambos retratados montados no touro Nandi e, em conjunto, simbolizam a fertilidade.

Modelos disponìveis com este sìmbolo: