Cruz Andina

cruzandina chakana largeSimbologia e significado da Cruz Andina (Chakana)

A palavra Chakana, de origem quéchua claramente se refere ao conceito de "escada". A etimologia da palavra Chakana nasceu da união do quéchua: chaka (ponte, de ligação) e Hanã (alto, grande)a Chakana como um símbolo representa um meio de união entre o mundo humano e Hanan Pacha (o que se passa num plano superior)

 A cruz Inca, também conhecida por chakana ou cruz andina, é um símbolo primitivo dos povos andinos dos Andes Centrais. A estrutura da cruz Inca carrega em si vários significados e uma interpretação profunda da vida. A cruz Inca representa uma escada de quatro lados, que forma um quadrado.

A cruz Inca possui quatro pontos principais, que são as suas partes maiores. Estas partes simbolizam as quatro estações do ano, os quatro elementos fundamentais, e os quatro pontos cardeais.
Os quatro elementos fundamentais da vida (terra, água, fogo e ar) representam os quatros filhos do Deus criador do Universo.
Ao todo, a cruz Inca possui doze pontos, cada um dos quais divididos em terços, os quais possuem um significado organizado do seguinte modo:
Três mundos: o mundo inferior, que é o mundo dos mortos; o mundo que vivemos, que é o mundo dos vivos; e o mundo superior, que é o mundo dos espíritos.

Três animais: cada um desses três mundos citados acima são representados por um animal. O mundo inferior é representado pela serpente, o mundo dos vivos é representado pelo puma, e o mundo dos espíritos representado pelo condor.
Três afirmações: eu trabalho, eu aprendo, e eu respeito.
Três condutas: não roubar, não mentir, não ser preguiçoso.

Fonte (parcialmente adaptada e complementada): 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br 

Modelos disponìveis com este sìmbolo: