Musical

simbologia musical significadoSimbologia Musical

Os símbolos musicais estão relacionados com à música e podem ser desde instrumentos musicais, objetos, notas e notações musicais, estilos musicais, até estórias e mitologias.

As sete notas musicais (Do-Re-Mi-Fá-Sol-Lá-Si), representam alguns símbolos musicais na medida em que servem para compor as melodias. Curioso notar que, para a composição das notas musicais, o monge italiano Guido D'Arezzo (992-1050) se baseou no texto sagrado intitulado “Hino a São João Batista” no qual cada uma das sete notas musicais refere-se à inicial de cada verso deste hino. Importante destacar que nos países de língua anglo-saxônica, as sete notas musicais são substituídas pelas letras do alfabeto, a saber: C, D, E, F, G, A, B.


Além das notas musicais, a notação musical envolve diversos símbolos que compõem a partitura das músicas, sendo os mais importantes: as figuras e pausas, relacionadas com a duração da melodia (máxima, longa, breve, semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa, semifusa, quartifusa); as claves, que indicam a altura e a tessitura das melodias (clave de sol, clave de Fá, clave de dó); e, por fim, os acidentes, os quais modificam a altura das notas (bemol, sustenido, bequadro).

Fonte: 
https://www.dicionariodesimbolos.com.br