Felicidade & Liberdade

Felicidade spiritual200Símbolos de Felicidade & Liberdade

A liberdade é uma condição de independência, de livre-arbítrio e, por isso, corresponde ao contrário do aprisionamento. Em outras palavras, é caracterizada pela ausência de restrições, de modo que 'estar livre' pressupõe não estar preso, seja de maneira física, psicológica, social.

Vale lembrar que a palavra “Liberdade” é um termo bastante amplo e por esse motivo, possui múltiplos significados nas diversas áreas; contudo, em todas elas seja na Psicologia, na Filosofia, na Religião, o termo relaciona-se ao conceito de “livrar-se de algo” e, muitas vezes, caracterizado por algo ruim, que oprime, aprisiona. Assim, a palavra liberdade simboliza, muitas vezes, o ápice da felicidade de forma que ao conseguir se afastar de algo que lhe aprisiona, naturalmente os seres tornam-se mais felizes, alguns diriam: mais completos.
Símbolos da Liberdade

Os símbolos que representam a liberdade, põem associar-se aos pássaros ou até mesmo às borboletas, que passam por uma transformação até atingirem o grau de liberdade, ou seja, o poder de voar. Justamente por possuírem asas, as aves (pomba, águia, falcão, gaivota, condor) estão no conjunto de símbolos da liberdade que mediante o alçar voo simbolizam a libertação da alma, do espírito e o poder. Além disso, muitos mamíferos associam-se com o tema da liberdade podendo, portanto, serem considerados símbolos, como por exemplo, o tigre, o golfinho, o cavalo, dentre outros.

Simbolo da Liberdade na Cabala

Não obstante, na cabala a figura da Lilith absorve o símbolo da liberdade na medida em que, criada com Adão, Lilith era a mulher que buscava a igualdade, a independência, e portanto, a liberdade. Costumava enfatizar que, se os dois vieram da terra, eram portanto iguais. Por conseguinte, Lilith acaba fugindo e desconfortável com a situação, Deus criou outra mulher para Adão, nascida de sua costela, Eva, que diferentemente de Lilith não entrava em contradição com as ideias de Adão e, por isso, representa a falta de liberdade que Lilith tanto almejava.
Etimologia da Palavra Liberdade
Se pensarmos pelo viés da etimologia, ou o estudo da origem das palavras, o termo “liberdade”, do grego, eleutheria, significava o poder, bem como a liberdade de movimento. Da mesma maneira, no latim, o termo libertas, simbolizava a independência.