Equilíbrio 5 (Penta)

Persp5symbolO Equilíbrio Penta

O número 5 (cinco) simboliza o centro e a harmonia. Isso porque ele ocupa a posição do meio dos primeiros números (de 1 a 9).

É central para os chineses, o que decorre do fato de, na China, o ideograma que o representa ser uma cruz. Além disso, carrega o sentido de equilíbrio, pois é o resultado da soma de yin (dois) e yang (três).

Ele representa o ser humano na medida em que essa é também a soma de dois braços, duas pernas e tronco. Foram nessas partes do corpo que Jesus foi ferido e que, assim, são conhecidas como as "cinco chagas de Cristo".
Acresce que é o número do sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão.

De acordo com a Numerologia, o número 5 significa união e equilíbrio.
A análise oculta dos números define as pessoas influenciadas por esse número como livres e disciplinadas.
Elas têm a tendência de serem ágeis na tomada de soluções. O seu bloqueio pode resultar em impaciência e inquietação.

O número é muito significativo para os seguidores do Islamismo, afinal são 5 os pilares dessa religião:
Shahada - fé
Salat - oração
Zakat - caridade
Sawm - jejum
Haji - peregrinação

O Hamsá, também conhecido como Mão de Fátima, é um símbolo da fé islâmica cuja palavra em árabe significa 5. O mesmo representa o número de dedos da mão.

Para os maias, carregava também uma simbologia sagrada, pois 5 é aquele que representa o deus do milho. A origem dessa crença surge por associação ao número de dias que as sementes de milho levam para germinar após a sua plantação.

O pentagrama, símbolo mágico associado às práticas de bruxaria, é um importante símbolo marcado pelo número 5. Trata-se de uma estrela de cinco pontas que é utilizada como um amuleto em muitas culturas.