Equilíbrio 4 (Tetra)

Persp4symbolSímbolos e significado do Equilíbrio Tetra

O número 4 (quatro) representa a solidez e tudo aquilo que é tangível. Ele foi utilizado por Pitágoras para fazer referência ao nome de Deus. Isso porque, para esse filósofo e matemático, o número 4 era perfeito.
Na Numerologia, o número 4 se traduz em estabilidade e progresso nas personalidades das pessoas. Indicador de capacidade de organização, o seu bloqueio, por outro lado, sinaliza dificuldades de progressão.
Ele está ligado aos símbolos da cruz e do quadrado. Em virtude dessa ligação, especialmente com a cruz, é um número de grande importância.
No Japão, existe a superstição de que o número 4 esteja vinculado à morte. Por esse motivo, evita-se que o mesmo seja pronunciado.
Na Bíblia, o Livro do Apocalipse indica a ideia de universalidade do número 4. Nesse livro são mencionadas situações em que é frequente a presença do número.

Assim, são 4 os cavaleiros que trazem as 4 pragas maiores. São 4 os anjos destruidores que ocupam lugar nos 4 cantos da terra. São também 4 os campos das doze tribos de Israel, entre outros.
O Vedas, livro sagrado do Hinduísmo, é dividido em 4 partes: Hinos, Sortilégios, Liturgia e Especulações.
Os ensinamentos de Brama, deus do trinário hindu, também são divididos em 4 partes: regiões do espaço, os mundos, as luzes e os sentidos.
Finalmente, são 4 os evangelistas (autores que escreveram sobre a vida de Jesus): Mateus, Marcos, Lucas e João.
Por mais esses motivos, o número 4 comporta o aspecto sagrado.

Várias coisas são representadas por quatro elementos. São exemplos:

  • As quatro direções cardeais: norte, sul, leste e oeste.
  • As quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
  • Os quatro elementos: ar, fogo, água e terra.
  • As 4 fases da vida humana: infância, juventude, maturidade e velhice.

 

  • Conheça também a simbologia do número 2 e do número 8.